Pesquisar este blog

sábado, 11 de abril de 2009

BJÖRK

Texto de autoria do aluno Ricardo Aurélio Bandeira de Araújo Barsanulfo do 1º ano de Design de Moda, UEG, 2009.


Ano de 2008. Um comercial da MTV anunciava “Björk, a única estrela esquimó!”.


Há quase duas décadas essa cantora irlandesa, com cara de japonesa, com voz de E.T. e roupas questionáveis, que começou sua carreira cantando com morsas (nada contra os pingüins, adoro!), vem encantando o mundo com seu jeito singular, seu jeito Björk de ser. Mas quem é essa louca que não pára de gritar?


Se por acaso formos procurar um álbum dela numa loja especializada, com certeza não acharemos na sessão de música pop, nem de rock, trash, metal, quiçá na de música clássica. Isso acontece porque para Björk ainda não há classificações. Ela é o tipo de artista conhecida como “vanguarda”, assim como outros será compreendida no futuro, pois com certeza está bem além de seu tempo.


Isso sem falar nos filmes que a descompensada já fez! Sim! Ela além de muito excêntrica também já atacou de atriz! - Apesar de dizer que odiou os seus trabalhos - ela foi muito elogiada com o filme “Dance in the Dark” do diretor dinamarquês Lars Von Trier e a música tema “I've seen it all” foi indicada ao Oscar como melhor canção original. Falando em Oscar, a bela apareceu vestida em um vestido com um formato de cisne! Isso mesmo! Um cisne! E ainda por cima quebrou um ovo no tapete vermelho do evento!


Louquíssima como sempre, Björk já fez parte de uma banda de rock irlandês dos anos 80 chamada “The Sugar Cubes”, se casou com o vocalista mas não durou tanto assim. Igualmente aconteceu com a banda. E entre várias outras loucuras desvairadas da japonesa, digo irlandesa, está a cena inesquecível dela atacando uma repórter pros fights da vida em um aeroporto! Mas Björk pode tudo isso e muito mais, pois ela é a “protegida” dos maiores designers de moda do mundo, a “queridinha” do público alternativo e a “odiada” dos tablóides mundiais.


Com tudo isso e muito (eu disse muito) mais em sua bagagem, essa esquisita já foi considerada, várias vezes, a pessoa mais influente em quesito de moda e comportamento de todos os tempos, tanto consciente quanto inconscientemente. E eu acredito (em minha humilde opinião) que ainda é! (Mas, não é por isso que vocês vão sair jogando ovos em tapetes vermelhos, tão pouco agredir repórteres por aí).

Um comentário:

Anônimo disse...

Naira,
Fiquei impressionada com sua valentia e, porque não dizer, audácia com a execução deste projeto.
Precisamos de mais pessoas com a sua iniciativa e vontade de melhorar o que a grande maioria faz pela simples questão do que chamamos de "cumprimento de tabela". Você tem nas mãos a idade dos sonhos e o tempo de fazê-los se tornarem realidade, é instruída e está sempre buscando mais conhecimento.
Tiro meu chapéu para você, com muita honra de o estar fazendo. Coloco-me à sua disposição para o que der e vier, com confiança.
Bjos.
Maria Cristina.