Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2009

As Verdades

Texto produzido pela aluna Bárbara Cintra Catozo do 1º ano de Design de Moda, UEG de Trindade:
No texto “Verdades Relativas”, o autor Marcelo Gleiser retrata as diversas interpretações da verdade. Em sua visão, a verdade é dependente dos fatores que a expõe. Algo que foi retratado anos atrás e que não havia como ser desmentido em tal época era uma “verdade”, pois todos acreditavam nela até alguém provar que aquilo era apenas uma alusão ao que poderia ser realmente a “verdade”.
Para o autor, a verdade sempre será relativa, pois o conhecimento científico é cumulativo e dependente de novas tecnologias e idéias, para ele a única verdade é a matemática. O autor relata sua opinião através de teorias antigas que foram desmentidas e refeitas por outras pessoas como, por exemplo, Ptolomeu e Kepler. Como relatou o autor: “ ...nossas verdades sobre a natureza permanecem verdadeiras até que alguém demonstre que elas são aproximações incompletas”.
A verdade muitas vezes é relacionada com o que acreditamos ou achamos que é o certo, por isso a verdade pode ser relativa, pois se eu acredito em algo e outra pessoa acha que está totalmente incorreto é claro que não acharemos a mesma verdade.
Carlos Drummond de Andrade retrata em seu poema “Verdade” o mesmo dilema apresentado por Marcelo Gleiser no texto “Verdades Relativas", pois a verdade não é única, ela possui variação de pessoa para pessoa. A verdade nunca é cem por cento, cada pessoa enxerga a verdade como a convém, todos nós temos nossas verdades que foram e são manipuladas ao longo de nossas vidas por certezas e incertezas, assim como na visão do poeta, cada pessoa escolhe sua verdade conforme sua vontade, sua esperança, e o que consegue enxergar ao longo dela.
Bibliografia:
ANDRADE, Carlos Drummond de. O corpo. Rio de Janeiro, Record: 1985. pp.41-42.

GLEISER, Marcelo. Verdades Relativas. Folha de São Paulo, São Paulo, 13, abril, 2008. p.9. Mais!

Nenhum comentário: