Pesquisar este blog

sábado, 14 de março de 2009

A MODA EXTERIORIZANDO A PERSONALIDADE

(Texto da aluna Nayara Batista Vilela, 1º ano, Design de Moda, UEG)

Na foto estou no Bosque dos Buritis e a escolhi porque nesta ocasião usava uma roupa que gostava muito, um macacão. O macacão entrou para a história na década de 1940, como uniforme para os trabalhadores. Nos anos 1960 foi recriado por grandes estilistas nas passarelas do mundo com toques especiais em formas e cores diferentes, além dos tamanhos que também variavam desde o curto até o longo. Mesmo depois de recriado para ser usado no dia-a-dia, o macacão não perdeu suas características no jeans e é justamente ele que eu uso nesta foto, eu tinha oito anos de idade e como qualquer criança gostava de roupas que me dessem agilidade e conforto.
O modelo em discussão foi justamente recriado para servir a este tipo de público que desejava roupas que lhe dessem este tipo de conforto, nada de apertos e nada de sair moda. Para tanto, após terem voltado com este tipo de roupa no jeans, deram forma ao macacão nas malhas estampadas ou não, e hoje, após tantas vezes ter feito a cabeça das mulheres e dos homens no mundo todo, ele está de volta para o verão 2009 cheio de charme e cores. O macacão não pode deixar de fazer parte do seu look. Seja para crianças, adolescentes e adultos, ele estampara vitrines do mundo todo seja para ser usado durante o dia ou durante a noite.
As roupas de um modo geral servem para exteriorizar aquilo que somos ou aquilo que sentimos, em fase de adolescência é comum que garotos e garotas usem roupas descoladas dotadas de estilo próprio. Como a personalidade está sendo formada, no meu caso, usava uma roupa que é sempre símbolo de irreverência, o macacão jeans. Meus pais tinham acabado de se separar e eu passava por duas transformações: não era mais criança e também na era adulta, era pré-adolescente e tinha acabado de perder minha estrutura familiar, dessa forma, minha roupa exterioriza meu estado de espírito, já que uma época conturbada pede sempre para nosso cérebro uma roupa irreverente.

Nenhum comentário: