Pesquisar este blog

sábado, 14 de março de 2009

REFLEXOS DA MODA

(Texto da aluna Jéssica Oliveira Sales, 1º ano, Design de Moda, UEG)

Certa vez relembrando fatos do passado, revi fotos antigas. Fotos que mostram momentos de minha infância e de como eram as vestimentas na época. Iniciando pesquisas sobre moda e a influência dela na vivência das pessoas pude relacionar isso com o teor das fotos.
Na virada do século XIX para o século XX a cintura fina e o cabelo preso no alto da cabeça, aliadas ao espírito esportivo moderno da época, que era andar de bicicleta, foram um referencial para a década. Ao atentar mais aos detalhes da roupa e acessórios que usava, pude então associar as constantes transformações e interferências da moda em nossa vida atualmente. Como era um passeio durante o dia, as mães costumavam vestir seus filhos com trajes confortáveis, para que pudessem se divertir com mais comodidade e para amenizar o calor, os cabelos eram presos.
A partir do surgimento desse novo penteado, que se consolidou como estilo básico e bastante usado para prática de esportes, devido ao clima, com o passar do tempo foram criadas presilhas e pequenos acessórios, para dar um toque mais elegante e charmoso, as fitinhas também sofreram transformações, servindo de adereços também para as mulheres da alta sociedade. Podemos notar que há uma ligação em relação ao comportamento, contexto histórico-social e movimentos artístico-culturais que contribuem para criação e introdução de especiarias em uma determinada comunidade.
Em virtude desses fatos descritos, ao analisar detalhadamente o contexto de cada criação, podemos notar a presença de fatos históricos marcantes que influenciam grandemente nossos hábitos diários, principalmente, a maneira de nos expressarmos visualmente, através de roupas e acessórios, seguindo padrões estabelecidos. Concluindo que através da moda adquirimos amplo conhecimento de épocas passadas e fazendo o ressurgimento de seu contexto na sociedade moderna. Inovando e adaptando conforme a personalidade de cada pessoa, tendo como inspiração retratos pessoais e imagens ricas em belezas naturais que exprimem valores culturais.
A história está completamente relacionada à moda, é uma oportunidade de compreender as diferenças sociais e adquirir sensibilidade à arte, mantendo um bom relacionamento com movimentos revolucionários de décadas passadas, trazendo argumentos para o presente e assim criando novas possibilidades para o futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Professora amei as postagens!